Pretzels, origem e receita!

Publicado: 08/02/2013 em Lanches

ImagemA origem exata do pretzel é desconhecida. Uma das versões mais interessantes é de que foi inventado por um monge italiano, no ano de 610, como recompensa para crianças que memorizavam com exatidão orações e passagens bíblicas. Ele teria moldado pedaços de massa de modo que as tiras representassem braços dobrados em oração, e o alimento teria recebido dos monges o nome de pretiola, “pequena recompensa”, em latim.
Segundo essa versão, a termo pretzel transformou-se na palavra italiana bracchiola – que significa “bracinhos”. O nome pretzel parece ser, assim, também derivado da palavra latina bracchium (braço).
O pretzel é um pão popular no sul da Alemanha e em áreas vizinhas, bem como em algumas áreas da França, Itália e Estados Unidos.
Fonte: http://mrpretzels.com.br/

Ingredientes
– 10 xícaras de água morna
– 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
– 3/4 de xícara de açúcar mascavo
– 6 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 4 colheres de sopa de sal
– 100 gramas de manteiga sem sal gelada e cortada em quadradinhos
– spray para untar
– 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
– 1/2 xícara de cerveja tipo Pale Ale
– pitada de sal

Modo de Preparo
Vamos começar com a preparação do fermento. Misture em uma tigela de tamanho médio 2 xícaras de água morna, o fermento e 1/2 xícara de açúcar mascavo, deixando descansar de 5 a 10 minutos para fermentar. Em uma outra tigela, que possa ser usada a batedeira, misture com as mãos a farinha e o sal, depois adicione a manteiga, misturando tudo com a mão, até que fique com um aspecto esfarelado. Junte a mistura fermentada que você preparou primeiro e continue a misturar com as mãos, parando apenas quando a massa já estiver grossa e toda a água absorvida. Agora bata a massa na batedeira na velocidade média, deixando ela ficar mais firme, elástica e fofa, que vai levar uns 8 minutos batendo. Quando atingir o ponto, desligue a batedeira e cubra a tigela com um saco plástico, levando para esfriar na geladeira por pelo menos umas 8 horas ou de um dia para o outro.
Pré aqueça o forno em 230 graus e vamos abrir a massa. Com um rolo abra a massa, obtendo um retângulo de 30×35 cm. Pelo lado de 30 cm corte 12 tiras de 2,5 cm de largura com uma espátula e transfira as tiras para uma assadeira forrada com papel manteiga e cubra com papel toalha, levando para a geladeira novamente por uns 15 minutos para firmar um pouco mais. Agora trabalhando com apenas uma tira por vez, vá esticando a tira, enrolando até que ela fique com uns 30 cm de comprimento. Agora sobre a superfície de trabalho, pegue as pontas e faça um “U” com a massa. Cruze as pontas e as as prenda na parte de baixo do “U” formando o pretzel e devolva para a assadeira onde estão as tiras, para fazer os outros pretzels. Assim que tudo estiver pronto, pegue uma outra assadeira, forre com papel manteiga e passe um spray para untar, deixando de lado para o próximo passo.
Em uma panela, junte 8 xícaras de água, o bicarbonato, a cerveja e o resto do açúcar mascavo, e mexa com uma colher até ferver em fogo médio-alto. Quando já estiver fervendo, coloque um pretzel, sempre um por vez, deixando ferver até que ele flutua, o que vai levar uns 30 segundos, escoa bem e coloque na assadeira com papel manteiga untada. Assim que todos estiverem prontos, leve ao forno e após 5 minutos no forno, mude a posição da assadeira, só tirando os pretzels do forno quando eles estiverem bem douradinhos, que vai ser após uns 5 minutos. Deixe os pretzels esfriarem só por uns 2 minutos em uma grade de confeiteiro, servindo eles ainda quentinhos, polvilhados com canela e açúcar ou molhe em chocolate, doce-de-leite ou geléia. Uma opção para comer essa delícia é servir junto com um fondue de chocolate.
Para uma opção salgado do pretzel, antes de colocar no forno, polvilhe um pouco de sal e sirva com manteiga, mostarda ou algum outro molho.
Esta receita rende 1 dúzia de pretzels enrolados ou 3 dúzias de palitinhos de pretzels.
Fonte: http://www.marthastewart.com/348881/soft-pretzels

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s