Macadâmia, você já provou? É uma delícia e bastante saudável.

Publicado: 19/02/2013 em Entradas, Lanches

ImagemOriginária da Austrália, a macadâmia é um vegetal da família Proteaceae. Seu consumo ainda é limitado no Brasil, provavelmente pelo alto valor e/ou pelo fato de ser quase exclusiva para exportação. Entretanto esse consumo vem aumentando a alguns anos. É um fruto colhido no chão, visto que caem quando maduros.
Como qualquer alimento de origem vegetal, ela é isenta de colesterol. Contêm antioxidantes, os quais possuem propriedade rejuvenescedora. Por ser rica em gorduras monoinsaturadas, quando consumidas com frequência (duas ou mais vezes por semana), reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o colesterol total e o ruim (LDL) e ainda, o triglicérides. Ela é bastante calórica, mas se for consumida moderadamente não engorda e traz benefícios para a saúde. Existem dez espécies de macadâmia, sendo seis comestíveis e as outras tóxicas.
A macadâmia tem valor nutritivo semelhante à oliva e é muito saborosa. É largamente consumida in natura, porém pode ser utilizada tostada com ou sem sal, com coberturas de confeitos achocolatados e sorvetes, ingredientes para biscoitos e bolos. Uma dica gastronômica interessante, é que ela mergulhada em chocolate não absorve umidade, não perde o frescor e nem se torna rançosa.

REFERÊNCIAS: 
Autor: Apoena Mendonça em http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-M&pub=6835

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s