Limão Siciliano. Dicas de como escolher e como utilizar em suas receitas!

Publicado: 07/03/2013 em Almoço e Jantar, Dicas e Conhecimentos
ImagemEspécie da família das rutáceas, o limoeiro siciliano (Citrus limonum ou Citrus limonia) pertence ao gênero citrus. A árvore atinge 4 metros de altura, com ramos curtos e muitos espinhos. As flores são brancas, reunidas em inflorescências com 2 a 20 unidades. Os frutos têm suco ácido, aromático, de cor amarelo-clara. A casca, também muito aromática, é verde-clara ou amarela quando o fruto amadurece. Originário da Índia ou da Malásia, o limão foi introduzido na Assíria e de lá passou para a Grécia e Roma. Depois se espalhou pelo norte da África e Europa antes do descobrimento da América. Os portugueses o trouxeram para o Brasil. Hoje é amplamente cultivado no norte da África, Itália e Espanha. A produção de limão siciliano no Brasil é pequena. Boa parte do que se encontra no mercado vem de fora. Na culinária, entra em marinadas e molhos para salada. Com o suco se fazem ainda geleias, sorvetes, coquetéis, cremes, recheios. Em toda a Itália são famosos os licores e as granitas produzidos com o limão. A casca pode ser usada em compotas e conservas salgadas. O limão entra finalmente em marinadas para carnes grelhadas ou assadas.

COMO SE ESCOLHE
Como a produção de limão siciliano aumentou no Brasil, já é possível encontrá-lo mais facilmente nos supermercados e nas feiras livres. Seu preço é superior ao dos limões mais abundantes, como o galego. Por isso mesmo, quando tiver a oportunidade de colher do pé, escolha os limões maduros e firmes. Em casa, embale-os em saco plástico e conserve na geladeira – duram 4 semanas. Se não receberam tratamento com defensivos agrícolas, aproveite para usar também a casca no preparo de compotas ou de geleias. Ao escolher, verifique também se estão bem desenvolvidos e com brilho. Rejeite sempre que estiverem manchados, murchos e opacos.

COMO SE PREPARA
Se os limões não estiverem suculentos, mergulhe-os em água morna por alguns minutos antes de espremê-los. Raspas de limão secas se conservam bem e devem ser preparadas em especial se tiver limões cultivados sem defensivos agrícolas. Lave, enxugue e rale só a parte colorida da casca. 
Faça molho para peixe assado ou frito batendo no liquidificador 3 alhos e 1/2 xíc. de água gelada. Junte 1 xíc. de tahine, 1/2 xíc. de limão e 1 col. (chá) de sal. Bata até ganhar consistência de maionese. Faça recheio para torta de limão, sonho ou bolo misturando bem 4 col. (sopa) de limão, 1 lata de leite condensado, raspas de 1 limão.

Fonte: http://caras.uol.com.br/revista/802/secao/estilo/limao-siciliano#image1

 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s