Troque a colher de pau por colher de bambu. Entenda o porquê?

Publicado: 25/03/2013 em Dicas e Conhecimentos

ImagemTodo material usado na cozinha feito de madeira (rolo de abrir massas, tábua e colher), acumula grande quantidade de fungos e bactérias que ficam em suas entranhas e, mesmo com uma boa higienização, estas bactérias (resistentes) se mantém no utensílio e, na próxima utilização estes microrganismos irão se misturar ao alimento, contaminando o mesmo. Diante deste fato, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou na Resolução RDC 216/04, a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que deve ser seguido pelos estabelecimentos que atuam fornecendo alimentação (restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, etc). 
Sabendo que os alimentos são contaminados pelos materiais de madeira, por que não mudar estes utensílios em nossas cozinhas? E uma boa sugestão é trocar os utensílios de madeira por utensílios feitos de bambu.

Em uma época onde se fala tanto em sustentabilidade, pode-se dizer que o bambu é um material 100% ecológico, uma vez que ele é renovável, não poluente e auto-sustentável, o que pouparia o corte de muitas árvores. Cada vez que um bambu é cortado, imediatamente um novo broto nasce e em 4 anos já poderá ser utilizado. Como suas fibras não apresentam poros, não há acúmulo de resíduos e, pelo baixo atrito, não permite que partículas de metal se soltem das panelas enquanto mexe o alimento, sem falar da grande durabilidade do produto. Os utensílios confeccionados com bambu são de fácil manuseio, por serem leves e o preço é de fácil acesso. 

Agora só depende de você, tomar a atitude de trocar seus utensílios de madeira pelos de bambu, que aliás apresentam um belo design, servindo pra decorar sua cozinha. 

Fonte: 
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/18931/troque-sua-colher-de-pau-por-colher-de-bambu#ixzz2NXASdYNx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s